O início

Implantes
Os implantes surgiram nos anos 60, quando o ortopedista sueco Per-Ingvar Brånemark publicou uma série de estudos de investigação que testaram com sucesso a Osteointegração – fenómeno que consiste na união estável e funcional entre o osso humano e uma superfície de material artificial.

A aplicação deste princípio que mais sucesso teve em todo o mundo foi o Implante Dentário, que permitiu desde então a reabilitação oral de milhões de pessoas, atingindo resultados de conforto e qualidade de vida que até então não eram possíveis.

 Hoje

Nos últimos 40 anos ocorreu uma evolução enorme nesta área da Medicina Dentária.

Formaram-se equipas de investigadores de várias áreas da ciência. Desenvolveram-se novas técnicas de tratamento, novos materiais, desenhos e formas mais adequadas para os implantes. Criaram-se, sobretudo, novas superfícies que permitem hoje  “acelerar” a cicatrização óssea em redor dos implantes, diminuindo imenso o tempo de tratamento e o desconforto dos pacientes.

Hoje em dia a utilização dos implantes dentários tornou-se uma prática comum. É a opção que melhor preserva os dentes naturais remanescentes e é a que melhor “imita” a Natureza.

Como Funciona

O Implante Dentário tem a forma de um parafuso com uma rosca no seu interior. Assim, ele é colocado no seu maxilar para servir de raíz artificial. A rosca interior vai permitir que uma coroa de revestimento cerâmico possa ser fixada, formando assim um dente artificial.

A colocação do implante no maxilar é feita sob anestesia local, tal como um tratamento dentário comum. A intervenção é relativamente rápida e completamente indolor.

Dependendo do caso, é inclusivamente possível colocar uma coroa no próprio dia da intervenção, ou seja, realizar a “carga imediata” do implante.

No final do tratamento o resultado é um dente fixo, resistente, funcional, e com um aspecto perfeitamente natural.

Os implantes dentários podem ser utilizados para substituir um só dente perdido ou vários dentes (ou mesmo todos os dentes).

“Fixação” ou Retenção de Próteses Dentárias

Uma outra aplicação dos implantes dentários cada vez mais comum é a retenção de próteses dentárias removíveis.

Quando se perderam todos os dentes naturais, a utilização de próteses removíveis pode ser extremamente desconfortável porque muitas vezes as mesmas apresentam pouca retenção, dificultando a mastigação e a fala, o que contribui para uma diminuição importante da qualidade de vida.

A colocação de implantes no maxilar permite a utilização de encaixes próprios que fazem com que possa mastigar, falar e sorrir sem que as próteses se movimentem.

Esta solução de tratamento é extremamente simples e tem óptimos resultados no aumento da qualidade de vida do paciente portador de próteses removíveis. De tal forma é assim que hoje é considerado na comunidade científica  o tratamento-padrão (gold standard) para prótese removível total inferior.

Riscos e Contra-Indicações

As técnicas de tratamento, equipamentos e materiais utilizados desde a década de 60 até hoje evoluíram de tal forma, que os acidentes relacionados com o tratamento são hoje muito residuais.

Para além disso, temos actualmente meios auxiliares de diagnóstico e tecnologias avançadas que nos permitem planear ao pormenor e simular informaticamente todo o tratamento. É mesmo possível realizar virtualmente a colocação dos implantes e ver as estruturas anatómicas (ter noção dos seus limites, avaliar a densidade óssea, forma do maxilar, etc.) antes sequer de iniciar o tratamento.

Na Clínica do Mar, este planeamento é feito minuciosamente e em cada caso individualmente. Desta forma antecipamos muitas eventuais dificuldades que poderiam de outra forma surgir durante o tratamento, ou seja, diminuimos o risco.

Para isso, depois da primeira consulta e caso necessite, ser-lhe-á requisitado um exame de TAC para poder realizar esse estudo. O plano de tratamento será depois apresentado com todo o pormenor, e todas as suas questões serão esclarecidas antes de iniciar qualquer intervenção.

Em relação às Contra-Indicações, também elas são muito residuais. Praticamente todos os indivíduos têm condições físicas para realizar um tratamento de implantes, excepto alguns casos de doenças graves.

Preço

O preço ou honorários dos tratamentos com implantes dentários está fortemente condicionado pelo custo do material utilizado.

Para poder fornecer-lhe um orçamento para o seu tratamento com implantes, é necessário realizar um estudo do caso e assim determinar o tipo de intervenções e materiais necessários para o seu caso particular.

Não hesite em marcar uma consulta de aconselhamento, sem qualquer compromisso, onde poderemos apresentar-lhe todas as informações e esclarecer as suas questões adequadamente.

Vídeos

Vídeos informativos da responsabilidade do nosso parceiro – Straumann: