Ortodontia

[starbox]

O que é a Ortodontia?

A Ortodontia é a área da Medicina Dentária que tem como objectivo corrigir a posição e o alinhamento dos dentes , tendo sempre em vista o objectivo de melhorar a estética facial e a oclusão.

A oclusão é a forma como os dentes inferiores “encaixam” nos superiores quando fechamos a boca.

Exemplos de situações clínicas que podem ser tratadas com Ortodontia:

dentes rodados

dentes apinhados

dentes espaçados

dentes inclinados

mordida cruzada

mordida aberta

O que é que pode estar na origem de um problema ortodôntico?

A genética tem um papel importante na forma, posição e oclusão dentárias. No entanto, existem outros factores ambientais que podem provocar um movimento dentário indesejado e até uma deformação óssea. Por exemplo, a perda precoce de um dente de leite pode levar à perda de espaço para o dente definitivo correspondente por movimentação indesejada dos dentes adjacentes. Outros exemplos são certos hábitos orais (como uso de chupeta até tarde) que podem exercer forças indesejadas nos dentes e inclusivamente nos maxilares, condicionando a sua forma.

Porque é que devo fazer tratamento ortodôntico?

Em grande parte dos casos o tratamento ortodôntico está indicado para melhorar a estética da face e em particular a estética do sorriso. Para além disso, a saúde dentária pode melhorar com o tratamento ortodôntico. Dentes alinhados e nivelados permitem uma higienização mais eficaz, melhorando o seu prognóstico. A função (dicção e mastigação) também pode ser comprometida pelo mau posicionamento dos dentes e melhorada com o tratamento ortodôntico.

Qual é a melhor idade para iniciar um tratamento ortodôntico?

Existem certas condições clínicas que, se forem tratadas precocemente, (ainda na dentição de leite ou mista) o tratamento será muito mais simples do que se se aguardar pela erupção de todos os dentes definitivos. Por outro lado, algumas anomalias da oclusão podem condicionar o crescimento ósseo e a estética facial da criança de tal forma que se não houver uma intervenção atempada, mais tarde na idade adula a solução pode passar por cirurgia maxilofacial (por exemplo, dentes cruzados que não são corrigidos precocemente podem provocar uma assimetria da mandíbula e consequentemente da face).

Existem outras situações que não exigem tratamento precoce e em que o que está indicado é aguardar pela erupção de todos os dentes definitivos para iniciar o tratamento ortodôntico. O ideal será fazer o rastreio por volta dos 5 anos.

Existe um limite de idade para fazer uma correcção ortodôntica?

Não existe limite de idade para iniciar um tratamento ortodôntico. A única condição necessária para conseguirmos movimentar dentes é o ligamento periodontal desses dentes estar saudável, o que é possível em qualquer idade. Desde que o dente não esteja anquilosado (cemento da raiz do dente fusionado com o osso alveolar) e que a doença periodontal, quando presente, esteja tratada, é possível fazer tratamento ortodôntico.

Quais são os aparelhos utilizados?

De uma forma genérica existem aparelhos removíveis, aparelhos fixos e aparelhos invisíveis.

Aparelhos removíveis

aparelho removível

Regra geral estão indicados para crianças em fase de crescimento. Podem ser usados para corrigir a posição dos dentes (efeito ortodôntico) mas também melhorar a relação entre as bases ósseas (efeito ortopédico e funcional)

Aparelhos fixos

aparelhos-orotodonticos

Regra geral consiste na colagem de uma peça (bracket) em cada um dos dentes definitivos. Por cada um desses brackets passa um arco que conduz o dente para a posição pretendida. Dentro deste tipo de tratamento existem brackets metálicos e brackets estéticos.

Aparelhos invisíveis – Invisalign®

invisalign alinhador

O Invisalign® é um método de tratamento ortodôntico que pode, em certos casos, substituir o aparelho fixo convencional. Consiste num conjunto de alinhadores transparentes removíveis que exercem forças selectivas nos dentes e que os movimentam gradualmente para a posição correcta. Estes alinhadores são trocados de duas em duas semanas. Para além de passarem despercebidos uma vez que são transparentes tem muitas outras vantagens:

  • são mais confortáveis (não arranham a mucosa e não magoam)
  • exercem forças leves nos dentes (a troca de alinhador, que corresponde à consulta de controlo mensal do aparelho fixo convencional, não deixa os dentes “doridos” ao mastigar)
  • são removíveis (o que possibilita remover na hora da refeição, facilita os cuidados de higiene e permite não usar em situações estritamente necessárias)
  • permite diminuir o número de consultas de controlo (é o ideal para quem vive longe do seu médico dentista)
  • não há o risco de se descolar uma peça ou de se soltar um arco que obriga a uma consulta de urgênciau
  • utiliza um software que permite visualizar o plano de tratamento numa simulação 3D em computador antes de iniciar o tratamento.

Invisalign – Vídeo

Marque já a sua consulta sem compromisso.

4 thoughts on “Ortodontia”

  1. Boa tarde Anabela,
    Agradecemos desde já o seu comentário. O valor deste tratamento pode variar bastante em função do diagnóstico. Para ter uma ideia de quanto pode custar pode visitar o site invisalign.pt onde encontrará essa e outras informações. No entanto posso adiantar-lhe que, por estarmos a implementar este tratamento na nossa clínica podemos fazer um desconto promocional aos pacientes que iniciem este tipo de tratamento até setembro. Para mais informações teremos todo o gosto em recebê-la em nossa clínica, onde poderemos fazer uma primeira avaliação do caso e previsão de custos sem compromisso. Esperamos ter esclarecido. Estaremos à sua disposição para qualquer informação.
    Maria João

  2. Boa noite,

    Gostaria de saber se a cirurgia ortognática está inserida na especialidade de ortodontia e se a têm na Clínica do Mar. Gostaria de saber também se a “papada” no pescoço (em pessoas magras) poderia ser corrigida desta forma em quem tem o queixo pouco proeminente.

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Excelência em Reabilitação Oral