- Hemorragia (sangramento) nas gengivas espontânea ou durante a escovagem;
- Sensibilidade dentária (dor com alimentos ou bebidas frias e/ou quentes, assim como durante a escovagem);
- Mau hálito;
- Retracção gengival (as raízes dos dentes começam a ficar expostas);
- Mobilidade de um ou vários dentes;
- Aparecimento de espaços entre os dentes ou inclinação progressiva dos dentes anteriores (os dentes da frente “abrem em leque”)
Se tem um ou mais sintomas destes, é possível que sofra de doença periodontal. É altamente recomendável que consulte o seu médico dentista o mais rápido possível.
1 – tecidos saudáveis
2 – Gengivite
3 – Periodontite moderada
4 – Periodontite avançada
A doença periodontal (antigamente designada por “piorreia”) é uma doença infecciosa, contagiosa, e cuja evolução sem tratamento pode levar à perda dos dentes.
É caracterizada pela perda progressiva de suporte dos dentes. Pode atingir todas as faixas etárias, embora seja mais prevalente em adultos a partir dos 40 anos. Em crianças e jovens é muito mais agressiva.
Existem vários tipos de doença periodontal, com evoluções e consequências distintas. Assim, é muito importante um correcto diagnóstico para se poder estabelecer o plano de tratamento adequado a cada caso particular. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais previsível será o tratamento, e dessa forma será mais económico e com menos consequências negativas.
Mais informação AQUI