O que é a Ortodontia?
A Ortodontia é a área da Medicina Dentária que tem como objectivo corrigir a posição e o alinhamento dos dentes , tendo sempre em vista o objectivo de melhorar a estética facial e a oclusão.
A oclusão é a forma como os dentes inferiores “encaixam” nos superiores quando fechamos a boca.
Exemplos de situações clínicas que podem ser tratadas com Ortodontia:
- dentes rodados
- dentes apinhados
- dentes espaçados
- dentes inclinados
- mordida cruzada
- mordida aberta
…
O que é que pode estar na origem de um problema ortodôntico?
A genética tem um papel importante na forma, posição e oclusão dentárias. No entanto, existem outros factores ambientais que podem provocar um movimento dentário indesejado e até uma deformação óssea. Por exemplo, a perda precoce de um dente de leite pode levar à perda de espaço para o dente definitivo correspondente por movimentação indesejada dos dentes adjacentes. Outros exemplos são certos hábitos orais (como uso de chupeta até tarde) que podem exercer forças indesejadas nos dentes e inclusivamente nos maxilares, condicionando a sua forma.
Porque é que devo fazer tratamento ortodôntico?
Em grande parte dos casos o tratamento ortodôntico está indicado para melhorar a estética da face e em particular a estética do sorriso. Para além disso, a saúde dentária pode melhorar com o tratamento ortodôntico. Dentes alinhados e nivelados permitem uma higienização mais eficaz, melhorando o seu prognóstico. A função (dicção e mastigação) também pode ser comprometida pelo mau posicionamento dos dentes e melhorada com o tratamento ortodôntico.
Qual é a melhor idade para iniciar um tratamento ortodôntico?
Existem certas condições clínicas que, se forem tratadas precocemente, (ainda na dentição de leite ou mista) o tratamento será muito mais simples do que se se aguardar pela erupção de todos os dentes definitivos. Por outro lado, algumas anomalias da oclusão podem condicionar o crescimento ósseo e a estética facial da criança de tal forma que se não houver uma intervenção atempada, mais tarde na idade adula a solução pode passar por cirurgia maxilofacial (por exemplo, dentes cruzados que não são corrigidos precocemente podem provocar uma assimetria da mandíbula e consequentemente da face).
Há outras situações que não exigem tratamento precoce e em que o que está indicado é aguardar pela erupção de todos os dentes definitivos para iniciar o tratamento ortodôntico. O ideal será fazer o rastreio por volta dos 5 anos.
Existe um limite de idade para fazer uma correcção ortodôntica?
Não existe limite de idade para iniciar um tratamento ortodôntico. A única condição necessária para conseguirmos movimentar dentes é o ligamento periodontal desses dentes estar saudável, o que é possível em qualquer idade. Desde que o dente não esteja anquilosado (cemento da raiz do dente fusionado com o osso alveolar) e que a doença periodontal, quando presente, esteja tratada, é possível fazer tratamento ortodôntico.
Quais são os aparelhos utilizados?
De uma forma genérica existem aparelhos removíveis, aparelhos fixos e aparelhos invisíveis.
Aparelhos removíveis
Regra geral estão indicados para crianças em fase de crescimento. Podem ser usados para corrigir a posição dos dentes (efeito ortodôntico) mas também melhorar a relação entre as bases ósseas (efeito ortopédico e funcional)
Aparelhos fixos
Consistem na colagem de uma peça (bracket) em cada um dos dentes definitivos. Por cada um desses brackets passa um arco que conduz o dente para a posição pretendida. Dentro deste tipo de tratamento existem brackets metálicos e brackets estéticos.
Aparelhos invisíveis – Invisalign®
O Invisalign® é um método de tratamento ortodôntico que pode, em certos casos, substituir o aparelho fixo convencional. Consiste num conjunto de alinhadores transparentes removíveis que exercem forças selectivas nos dentes e que os movimentam gradualmente para a posição correcta. Estes alinhadores são trocados semanalmente. Para além de passarem despercebidos uma vez que são transparentes tem muitas outras vantagens:
- são mais confortáveis (não arranham a mucosa e não magoam)
- exercem forças leves nos dentes (a troca de alinhador, que corresponde à consulta de controlo mensal do aparelho fixo convencional, não deixa os dentes “doridos” ao mastigar)
- são removíveis (o que possibilita remover na hora da refeição, facilita os cuidados de higiene e permite não usar em situações estritamente necessárias)
- permite diminuir o número de consultas de controlo (é o ideal para quem vive longe do seu médico dentista)
- não há o risco de se descolar uma peça ou de se soltar um arco que obriga a uma consulta de urgência
- utiliza um software que permite visualizar o plano de tratamento numa simulação 3D em computador antes de iniciar o tratamento.